Num comunicado emitido esta segunda-feira, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) informou que foram apreendidas 330 toneladas de óleo de girassol proveniente da Ucrânia, contaminado com óleo mineral, de um total de 438 toneladas que foram importadas de Espanha.

Entretanto ficaram bloqueadas 76 toneladas para virem a ser apreendidas. O comunicado refere ainda que existem 32 toneladas de óleo de girassol referenciadas em armazenistas, que não estarão já disponíveis no retalho, uma vez que “os próprios operadores económicos estão a proceder voluntariamente à sua retirada.”

“A ASAE recolheu amostras significativas de óleo de girassol das marcas disponíveis no mercado nacional, para proceder à respectiva análise no seu Laboratório de Segurança Alimentar”, indica o comunicado, sendo esperados resultados ainda esta semana.

Até serem conhecidos esses resultados, a ASAE recomenda “prudência” no consumo de óleo de girassol embora reconheça que o mesmo não representa um risco acrescido para a segurança e saúde dos consumidores, face ao baixo nível de contaminação até agora conhecido.