O vereador do PS na Câmara do Porto, Francisco Assis, vai apresentar uma proposta de criar uma delegação da Cinemateca Portuguesa na cidade. A ideia foi anunciada por Assis esta terça-feira, depois da reunião de câmara, e surgiu com a “preocupação” do deputado socialista com o possível desaparecimento dos cinemas do centro comercial Cidade do Porto.

Francisco Assis considera que há “risco do Porto ficar praticamente sem salas de cinema” e a autarquia não pode interceder contra o encerramento dos cinemas do Cidade do Porto, propriedade da Medeia Filmes. A proposta do PS, que vai ser também apresentada ao Ministério da Cultura, funciona como “um sinal político” da Câmara do Porto, defendeu, por seu lado, o vereador da CDU, Rui Sá.

Ideia ainda não foi discutida na Cinemateca

Assis considera “escandaloso” a Cinemateca servir apenas Lisboa e defende que a instalação de uma delegação no Porto é “uma questão simples” e que não comportaria custos financeiros elevados, por já existirem infra-estruturas passíveis de serem utilizadas. Se o projecto se concretizar, permitirá à população portuense “ter acesso a cinema de grande qualidade” e preencheria “a falta de oferta de cinema” na cidade.

Contactado pelo JPN, o subdirector da Cinemateca, Pedro Mexia, disse que esta é uma das suas “intenções” desde a tomada de posse, mas que “a ideia ainda não foi discutida”. Pedro Mexia, em funções há um mês, tenciona estabelecer “uma colaboração com o Porto” de forma a “descentralizar” a Cinemateca.