Foi numa viagem de autocarro aberta à comunicação social que os deputados do PS-Porto conheceram mais pormenorizadamente a futura linha de metro que vai ligar o Estádio do Dragão à Venda Nova (Gondomar). A viagem desta segunda-feira contou também com a presença dos presidentes das juntas de freguesia das localidades visadas.

Os socialistas aproveitaram a ocasião para tecer elogios ao Governo e reivindicar uma linha directa de Campanhã a Valbom (centro de Gondomar), que dizem já ter sido aprovada pelo Governo. O deputado socialista Fernando Jesus destacou pela positiva a “luz verde” dos governantes a um projecto que estava “encravado desde 1993”.

Apesar de satisfeitos com a ligação do Estádio do Dragão à Venda Nova, os socialistas dizem não fazer sentido prolongar a linha até Valbom. Reivindicam, por isso, uma ligação directa de Valbom à Campanhã. “Ficava mais perto as pessoas virem a pé de Valbom a Campanhã do que de metro”, disse o presidente da comissão política concelhia de Gondomar, Arménio Martins.

Isabel Santos, deputada de Gondomar, realça a urgência da ligação a Valbom. Segundo a deputada, a população de São Cosme e Valbom está “mal servida em termos de transportes”, visto estar dependente da empresa Gondomarense.

Rio Fernandes, geógrafo da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, partilha da mesma opinião. O professor de geografia criticou o desequilíbrio entre a zona ocidental e oriental do Porto e reforçou a necessidade urgente de uma ligação de metro a Gondomar. Rio Fernandes considera que esta solução é mais vantajosa economicamente.

10 estações separam o Estádio do Dragão da Venda Nova

A nova linha de metro, que vai do Estádio do Dragão à Venda Nova, tem uma extensão de 6.564 metros, dos quais 980 metros em túnel. A obra está orçada em 95 milhões de euros, sem contar com com a sinalização ferroviária. As propostas estão neste momento a ser estudadas e a empresa vencedora terá 20 meses e meio para concluir a obra.

O percurso vai ter 10 estações. A primeira paragem terá o nome de Contumil, perto da linha ferroviária. Depois o metro segue até Nicolau Nasoni. A terceira paragem é João de Deus. Daí nasce um túnel até à paragem seguinte Parque Nascente. O metro vai passar debaixo do centro comercial, mas a paragem ficará fora.

A estação seguinte fica no lado nascente das piscinas de Rio Tinto e terá o nome da freguesia de Gondomar. A sexta paragem, Lourinha, fica perto da Escola Básica 2,3 ciclos de Rio Tinto. O percurso segue para o Estádio de Rio Tinto, junto do qual ficará a estação Paço. A zona da Carreira, uma das mais populosas da cidade, também vai ter uma paragem de metro. O percurso termina na Venda Nova, com duas estações. A última, Venda Nova-B, fica na zona industrial de Cabanas.