Devido ao pré-aviso de greve do Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), para a semana de 5 a 11 de Maio, não haverá serviço especial para a Queima das Fitas 2008. A Federação Académica do Porto (FAP) vai, por isso, disponibilizar transporte gratuito para o Queimódromo durante as Noites da Queima, através dos autocarros da STCP.

Ivo Santos, presidente da FAP, explicou ao JPN que por causa da greve, “a FAP entendeu ser necessário fazer uma aposta na mobilidade e segurança dos estudantes e realizou uma parceria com a STCP para garantir o acesso aos locais da Queima”.

Manuela Ribeiro, directora de Marketing da STCP, explicou ao JPN que quando a FAP pediu a parceria, a empresa considerou que precisavam de um serviço rápido para transportar o maior número possível de passageiros. “Acordámos ter o transporte gratuito porque a FAP assumiu parcialmente os custos. De outra forma não teríamos forma de assegurar o transporte sem custos, até porque temos de utilizar autocarros articulados para transportar as muitas pessoas que vão [às noites da Queima], justificou.

Os autocarros, que podem levar até 140 pessoas, vão circular durante toda a noite com percursos da Avenida dos Aliados para o Queimódromo, e do Hospital de São João para o Queimódromo. Com intervalos de 15 minutos, vão circular continuamente das 22h00 às 7h00. A partir das 3h00 o circuito será apenas do Queimódromo para o Hospital de São João e para a Avenida dos Aliados.

Operação especial da Metro nos dois primeiros dias

A Metro do Porto está a preparar uma operação especial para o dia 4 e 5 de Maio, os primeiros dias da Queima das Fitas 2008.

No sábado, dia 4, o metro irá funcionar durante toda a noite com reforço em todas as linhas, para assegurar aos estudantes o transporte entre a Monumental Serenata, na Cadeia da Relação, e o Queimódromo. As viagens para a Póvoa do Varzim e para o ISMAI são feitas a partir da estação da Senhora da Hora. Só as estações da Botica, Aeroporto, Faria Guimarães, Heroísmo e Salgueiros encerram à 1h30.

Também no domingo, dia 5, o metro vai estar a funcionar em pleno para garantir a acessibilidade de todos à Missa da Bênção das Pastas, a realizar na Avenida dos Aliados. Neste dia, o ParqueMetro da estação Estádio do Dragão vai estar permanentemente aberto e o estacionamento é gratuito.