O líder do Bloco de Esquerda (BE) foi o convidado do penúltimo debate organizado pelo Clube dos Pensadores em Vila Nova de Gaia, na segunda-feira, sobre o tema “Economia e Sociedade”.

Em resposta a perguntas e comentários do público presente, Louçã disse estar “espantado” com as declarações do director da Polícia Judiciária (PJ), Alípio Ribeiro, de equacionar a passagem da instituição para a tutela da Administração Interna, estando neste momento sob a alçada do Ministério da Justiça. O líder do BE afirmou que o director nacional da Polícia Judiciária “é um funcionário de topo com uma responsabilidade enorme” na investigação criminal em Portugal.

O bloquista referiu ainda que “não é aceitável” a passagem do director da PJ para outro ministério “como se o Estado fosse uma espécie de turismo itinerante”.

O Estado é o “maior produtor de recibos verdes”

O desemprego, a falta de oportunidades para os jovens e o fosso entre os mais pobres e os mais ricos foram outros pontos fortes debatidos na discussão moderada por Joaquim Jorge.

Francisco Louçã disse aos presentes que “hoje, o Estado é o maior produtor de recibos verdes” e de estagiários não-remunerados. “É ilegal, não há respeito”, disse o bloquista e acrescentou que, actualmente, os jovens licenciados com mais qualificações “tendem a viver pior”.