O Governo assinou, esta quarta-feira, na Alfândega do Porto, vários protocolos com 56 autarquias do Norte para o desenvolvimento de 126 projectos de reabilitação ou construção de centros escolares na região, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Na cerimónia esteve também presente a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e o ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia.

A “aprendizagem de inglês desde a primeira classe” e “refeições gratuitas no primeiro ciclo” são duas das metas que o Governo espera atingir em 2009, como referiu o primeiro-ministro. Classificando a educação como uma das prioridades do QREN, o primeiro-ministro criticou os governos anteriores por não terem tido coragem de apostar numa política de educação que englobasse o fecho das escolas com um número de alunos inferior a dez.

O ministro do Ambiente aproveitou para referir que “o QREN está hoje a atingir uma velocidade de cruzeiro no que diz respeito à sua implementação prática”. Por sua vez, Maria de Lurdes Rodrigues lembrou que “a educação é uma responsabilidade de todos: professores, dirigentes das escolas, autarcas, serviços do ministério da educação e pais”.

A ministra afirmou que, em 2005, só no Norte, foram encerradas 1.500 escolas primárias, num total de 2.500 escolas que foram fechadas, mas que “este passo da construção de novos centros escolares é a concretização de uma promessa antiga”.

O chefe do Executivo salientou que “por falta de coragem política” houve uma convivência “durante anos a fio com situações que davam como consequência a exclusão e o abandono escolar”. Sócrates revelou que “isto estava demonstrado por relatórios atrás de relatórios que convidavam os poderes políticos, governos e câmaras a não manterem abertas escolas com menos de dez alunos”.

Quando os projectos estiverem concluídos vão estar prontas 1.400 salas de aula, num investimento total de 142 milhões de euros.