As cantinas das escolas básicas do 1º ciclo (EB1) do Porto têm uma “qualidade aceitável”, afirmou, quarta-feira, o vereador da Educação da autarquia local na apresentação do relatório da auditório a estes equipamentos. O resultado “excedeu as expectativas”, disse Vladimiro Feliz.

Segundo a autarquia, desde 2002 que uma das suas prioridades é a melhoria e requalificação das cantinas e, consequentemente, da alimentação das crianças. Desde então, já foram investidos 20 milhões de euros nesse sentido.

Vladimiro Feliz salientou que a auditoria às cantinas e cozinhas de confecção é muito importante porque elas servem uma “população crítica”: são 11.132 crianças as que frequentam o parque escolar, onde muitas delas tomam “a única refeição quente” do dia.

Do universo das 55 EB1 do concelho do Porto, 16 têm confecção própria (ou seja, possuem cantina) – oito destas confeccionam também para alunos de outras 30. Nove escolas não possuem cantina, mas mantêm acordos que permitem aos seus alunos serem deslocados para cantinas próximas ou receberem refeições na própria escola através da empresa de alimentação que abastece todo o parque escolar.

Larga maioria acima da base mínima do patamar de qualidade

A auditoria, baseada numa amostra de 16 cantinas e na opinião das entidades que lidam com a alimentação nas cantinas, demonstrou que 89% se encontram acima do patamar de 61% de conformidade com os requisitos, o que é a “base mínima do patamar de qualidade”, disse o vereador.

O Executivo pretende “colocar todas as cantinas num patamar de 80% de conformidade”, revelou Vladimiro Feliz, bem como implementar um “plano anual de auditorias”, para conseguir uma “monitorização constante”.

Para 2008 está prevista a requalificação integral das EB1 do Viso e do Campo 24 de Agosto, que vai custar 900 mil euros. Já o plano de manutenção preventiva e correctiva do parque escolar geral em 2008 representa um investimento de 870 mil euros.

Não há situações de alarme

O vereador referiu que os problemas são “genéricos” e não são constantes em todas as cantinas, não havendo “situações de alarme, mas sim aspectos a melhorar”. Colocação de baldes de lixo com pedal, casas-de-banho separadas por sexo e lavatórios nos refeitórios são algumas das necessidades referidas por Vladimiro Feliz.