Foi inaugurada, esta quarta-feira, a exposição “De Ricardo Jorge ao séc. XXI, 150 anos de História de Saúde Pública” com o intuito de assinalar os 150 anos do nascimento de Ricardo Jorge.

A exposição vai estar no átrio da reitoria da Universidade do Porto até 10 de Junho e dá a conhecer a vida de Ricardo Jorge e o seu contributo para o desenvolvimento da saúde pública em Portugal. Fotografias do investigador e equipamentos médicos e científicos ilustram a evolução da saúde pública em Portugal.

Formado na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, onde mais tarde viria a dar aulas, Ricardo Jorge revolucionou a investigação da saúde pública em Portugal. Médico, professor, higienista e investigador, teve um papel fundamental no controlo do surto de peste bubónica, em 1889, no Porto.