A junta militar birmanesa recusou, esta sexta-feira de manhã, a entrada de um avião do Qatar, com ajuda humanitária, trabalhadores humanitários e jornalistas, depois de ter autorizado, inicialmente, a entrada do mesmo.

As Nações Unidas, depois de terem decidido suspender o envio de ajuda humanitária, após a junta ter apreendido os alimentos e os equipamentos enviados pelo Programa Mundial de Alimentação para ajudar as vítimas do ciclone Nargis, resolveram voltar a enviar apoio. Desta forma, a ONU vai enviar, este sábado, dois aviões com ajuda humanitária, apesar de ainda estar em negociações com o governo birmanês.

A junta militar não aceita que a ajuda humanitária, em dinheiro ou em material, seja acompanhada de peritos em salvamento ou jornalistas e exige ser ela a fazer a distribuição dos materiais.

As Nações Unidas já vieram a público mostrar a sua indignação para com a atitude do governo birmanês. Alguns trabalhadores humanitários foram deportados para fora do país, agravando ainda mais a situação dos sobreviventes do ciclone, que poderá ter causado 100 mil mortos desde o passado fim-de-semana.

As organizações humanitárias já alertaram para uma segunda onda de mortes, neste país do Sudeste asiático, caso os alimentos, água potável e medicamentos não sejam urgentemente distribuídos aos sobreviventes.

O ciclone Nargis já fez 1,5 milhões de refugiados, na sua maioria do Sul do país, e um surto de malária está a atingir as regiões mais afectadas.

Referendo adiado só nas áreas mais afectadas pelo ciclone

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, pediu à junta militar que alterasse a data do referendo constitucional, que se vai realizar este fim-de-semana e se concentre em prestar auxílio às vítimas do ciclone. O partido de Aung San Suu Kyi, a líder da oposição birmanesa, Prémio Nobel da Paz em 1991, que se encontra em prisão domiciliária há 12 anos, também apelou ao adiamento do referendo.

A junta militar birmanesa, que está no poder há 46 anos, só vai adiar a data do referendo para 24 de Maio, nas 47 circunscrições mais afectadas pelo ciclone do passado fim-de-semana.