Vão ser conhecidos esta sexta-feira à tarde, pelas 15h30, os castigos a serem aplicados ao Futebol Clube do Porto, União de Leiria e Boavista, bem como aos respectivos dirigentes, Pinto da Costa, João Bartolomeu e João Loureiro, no âmbito do processo “Apito Final”, instaurado pela Comissão Disciplinar da Liga na sequência do processo judicial por corrupção no futebol conhecido por “Apito Dourado”.

O FC Porto pode vir a ser punido na sequência da alegada tentativa de corrupção aos árbitros Augusto Duarte e Jacinto Paixão, nos jogos com o Beira-Mar e Estrela da Amadora, na época 2003/04. O campeão nacional pode perder, assim, seis pontos e Pinto da Costa pode vir a ser suspenso por dois anos.

A União de Leiria é acusada de corrupção sob a forma tentada e arrisca-se a perder três pontos pelo jogo em casa com o Belenenses na época de 2003/2004. João Bartolomeu pode ser castigado à semelhança de Pinto da Costa, com uma suspensão de dois anos.

A situação mais grave é, no entanto, a do Boavista. Os axadrezados estão na iminência de descer à Liga Vitalis, como resultado da acusação de coacção sobre a equipa de arbitragem de três jogos disputados na época 2003/2004 – com o Benfica, Belenenses e com a Académica. João Loureiro, presidente do clube na altura, pode vir a ser punido com oito anos de suspensão.

Contudo, as punições ao Boavista podem não ficar por aqui. Caso a equipa do Bessa não consiga regularizar a dívida de sete milhões de euros ao fisco até ao início da nova época, a descida à segunda divisão é o cenário inevitável.