A primeira Agência de Consultoria Social portuguesa foi publicamente apresentada esta quinta-feira no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e representa já cerca de 500 instituições do distrito do Porto.

A Agência de Consultoria Social resulta de uma iniciativa conjunta da União Distrital do Porto das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), da Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal (REAPN) e do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. “A IPSS entra com as instituições, a REAPN com a experiência e a UCP com os técnicos em consultoria”, disse Artur Borges, presidente da IPSS.

O projecto, com sede no Porto, explicou o padre Joaquim Moreira, presidente da REAPN, reflecte a cada vez mais crescente necessidade de apoio e esclarecimento às instituições sociais sem fins lucrativos.

As novas exigências do Estado português em relação às instituições sociais e as recentes ameaças de cancelamento dos subsídios a quem não cumprir as normas foram os principais motivos que levaram estas associações a estabelecerem parcerias para ajudar a qualificar e esclarecer as instituições de cariz social.

Por outro lado Joaquim Azevedo, presidente do Centro Regional do Porto da UCP, fez questão de salientar as dificuldades que estão inerentes a este novo projecto. “Estamos num processo difícil porque estamos a abrir um caminho novo”, alertou.

“Organizações não podem estar dependentes do presidente de câmara B ou C”

Artur Borges acrescentou que é importante que as instituições sejam financeiramente independentes do poder político. “As organizações não podem estar dependentes do presidente de câmara B ou C”, sublinhou.

São cerca de 20 mil utentes só no distrito do Porto que dependem deste tipo de instituições. A Agência de Consultoria Social estará, também, encarregue de apontar para soluções que resolvam os problemas relacionados com a auto-sustentabilidade das organizações.