Duas famílias residentes na escarpa da Serra do Pilar, em Gaia, tiveram que abandonar o lar, devido ao risco de derrocada. No total, quatro adultos e sete crianças foram realojados pela câmara de Gaia na urbanização de Vila d’Este, em Vilar de Andorinho, contou ao JPN fonte do Governo Civil.

Segundo o representante dos moradores na Estrutura de Coordenação e Controlo dos Meios e Recursos, Sérgio Paiva, as duas famílias, que não eram proprietárias das casas onde moravam, assinaram um contrato de comodato por um ano, durante o qual não pagarão renda.

Segundo fonte do Governo Civil, os moradores, que estão em Vila d’Este desde dia 21 de Abril, terão reagido “com total compreensão”. O Centro Distrital de Protecção Civil procedeu à selagem das habitações devolutas, que deverão manter-se intactas. A mesma fonte garantiu que, por enquanto, não estão previstos mais desalojamentos.

A decisão foi tomada no âmbito dos trabalhos em curso na Serra do Pilar, determinados pela Estrutura de Coordenação e Controlo dos Meios e Recursos, presidida pela governadora civil do Porto, Isabel Oneto.

As medidas de minimização de riscos passam pela demolição dos anexos e barracas em ruína, o corte da vegetação e a remoção de lixo na área de intervenção e a construção de uma rede de drenagem de águas pluviais.