A 78ª Feira do Livro do Porto vai contar com um menor número de pavilhões, depois de alcançar o recorde de 150 editoras presentes na edição de 2007.

Segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), responsável pela organização do evento, esta quinta-feira estavam previstos 90 stands para o Porto. São menos de metade dos 190 calculados para a feira de Lisboa, que se realiza em simultâneo.

O número de pavilhões ainda não é definitivo, pois a APEL concedeu um prolongamento especial aos associados da União dos Editores Portugueses (UEP) para se inscreverem nos certames. O número exacto será divulgado segunda-feira, segundo fonte da APEL.

Bruno Pacheco, secretário-geral da UEP, afirmou ao JPN que, neste momento, a feira do Porto conta com apenas quatro editoras e cinco pavilhões da entidade, contra as 20 editoras e os 32 módulos do ano passado.

O secretário-geral da UEP garante que o Grupo Leya, que inclui as Edições ASA, a Editorial Caminho, as Publicações Dom Quixote, a Gailivro, as Edições Novagaia e a Texto Editores, não vai estar presente na Feira do Livro do Porto.

A feira da Invicta “tem vindo a perder o seu interesse comercial”, justifica Bruno Pacheco, que considera que “a feira do Porto, tal como a de Lisboa, carece de reformas sérias”.

Uma fonte da APEL revelou ao JPN que concorda com a necessidade de reformas, mas justifica que não houve tempo para as implementar. Os números da APEL apontam para um aumento de vendas superior a 20% na edição do Porto de 2007.

Cidade do Porto é tema de programação cultural

Este ano, a programação cultural paralela ao evento tem como tema a cidade do Porto. Debates relacionados com a ciência, a arte e as instituições culturais da cidade são algumas das propostas.

A Feira do Livro do Porto 2008, que se realiza entre 21 de Maio e 10 de Junho, no Pavilhão Rosa Mota, conta, mais uma vez, com um espaço dedicado a actividades infantis, orientadas pela Escola Superior de Santa Maria.

A feira estará aberta todos os dias entre as 15h30 e as 23h30, com excepção do Dia da Criança, 1 de Junho, em que a abertura será às 10h00.