Luíz Felipe Scolari divulgou, esta segunda-feira, a convocatória para a fase final do Euro 2008. O seleccionador nacional escolheu os 23 jogadores que terão de se apresentar em Viseu no dia 25 de Maio para o estágio da selecção nacional.

A convocatória fica marcada pelas ausências de Marco Caneira (Valencia FC) e Maniche (Inter de Milão). Rui Patrício (Sporting), Jorge Ribeiro (Boavista) e Hélder Postiga (Panathinaikos) são, por outro lado, as principais surpresas da lista divulgada por Scolari.

Na hora de explicar os nomes escolhidos, Scolari afirmou que entende que “são os que estão em melhores condições”. O seleccionador nacional afirma ter “total confiança nas suas escolhas”. Quanto às ausências de Maniche, Caneira e de Carlos Martins, Scolari “prefere não falar sobre não-convocados”.

Scolari previne que Cristiano Ronaldo “não joga com jogadores com as mesmas características no Manchester United do que na selecção”. Quanto a Petit, em más condições físicas, o treinador pensa colocá-lo “em trabalho específico nos próximos 15 dias de modo a estar em condições para o Euro”. Scolari prevê ainda criar um grupo de cinco capitães.

Lista de convocados para o Euro 2008

João Moutinho (Sporting)

Avançados
Nuno Gomes (Benfica)