Segundo o Centro para a Democracia e Eleições Livres (CESID), o Partido Democrático (DS), do presidente sérvio Boris Tadic, obteve 38,7% dos votos nas eleições deste domingo, contra os 29,1% do Partido Radical (SRS), de Tomislav Nikolic. A força política que ficou em terceiro lugar nas contagens de voto foi o Partido Democrático da Sérvia (DSS), do primeiro-ministro Vojislav Kostunica, com 11,3% dos votos, seguido pelo Partido Socialista (SPS), com 7,9%.

Após a contagem dos votos, Boris Tadic afirmou que, se formar governo, “não reconhecerá o Kosovo” e salientou que os resultados confirmam um “caminho europeu para a Sérvia”.

O líder do DSS declarou, por sua vez, que as suas diferenças com o partido de Tadic foram “insuperáveis” e que está aberto a conversações com os radicais. Nikolic adiantou que iria reunir-se com Kostunica e com membros do Partido Socialista, com o objectivo de formar um novo governo.

Teresa Cierco, especialista nos Balcãs e professora na Universidade Lusíada, afirmou ao JPN que a única solução de Tadic “é aliar-se aos partidos das minorias“, porque Vojislav Kostunica vai tentar formar governo com os radicais. A especialista salienta que a vontade da maioria do povo sérvio é a adesão à União Europeia e que Boris Tadic “tem de ser inteligente e ter muita capacidades em termos de negociação” para garantir o governo, que deve ser formado “o mais rápido possível”.

O líder do partido que arrecadou mais votos afirmou, segundo a Associated Press, que está disposto a negociar “com todos os que respeitem a adesão à União Europeia, a defesa da integridade e da soberania, a melhoria do nível de vida dos cidadãos, o combate ao crime organizado e à corrupção e o prosseguimento da cooperação com o Tribunal Penal Internacional”.

A presidência eslovena da União Europeia saudou a vitória do partido de Boris Tadic e demonstrou o seu desejo de que “um novo governo se forme, o quanto antes, com um programa decididamente europeu”.

Nas legislativas e municipais deste domingo, mais de 6,7 milhões de eleitores foram convocados para votar.

Apesar da vitória dos pró-europeus, nenhum dos partidos conseguiu os 126 deputados, num total de 250, necessários para formar governo. Segundo o CESID, o Partido Democrático arrecadou 103 deputados, o Partido Radical 77, o Partido Democrático da Sérvia 30 e o Partido Socialista (SPS), fundado por Milosevic, conseguiu 20 lugares no parlamento.