A CP (Comboios de Portugal) recebeu, esta segunda-feira, uma petição com 7.015 assinaturas da Comissão de Utentes da Linha Porto-Braga. O objectivo é tentar que a CP reduza para 40 minutos o tempo de viagem de comboio entre as duas cidades, que dura actualmente cerca de 50, bem como apelar ao reforço do serviço de fim-de-semana e nocturno.

Ricardo Bexiga, administrador da CP, classificou a linha Porto-Braga como “essencial” e afirmou que “é do interesse da CP diminuir o tempo de viagem e agradar aos utentes”. No entanto, o administrador esclareceu que “não é possível reduzir o tempo de viagem sem resolver a problemática das linhas da Trofa e de Ermesinde”, para a qual a Refer, empresa responsável pelas estruturas ferroviárias, já foi alertada.

Ermesinde sofre de um problema de congestionamento devido à convergência de vários serviços, enquanto na Trofa o problema prende-se com a existência de uma via única. Para esta última, Ricardo Bexiga garantiu que “a obra de duplicação da linha já foi adjudicada e estará concluída no próximo ano”.

A única solução seria eliminar algumas paragens durante o percurso e decorre já um inquérito por parte da CP para saber se tal é possível, mas Ricardo Bexiga pensa que isso será “difícil”. “Somos um serviço público, não podemos eliminar paragens”, mesmo que estas tenham fraca afluência, disse.

Bruno Almeida, da comissão de utentes, diz compreender os constrangimentos existentes e que “não podem ser resolvidos só pela CP, mas também pela Refer e pelo Governo”, adiantando que a comissão está a elaborar um horário que permita “reduzir o horário sem diminuir as alternativas para não deixar ninguém descontente”.

No dia 30 de Março, a CP encurtou o tempo de viagem entre Porto e Braga através de mais comboios e com cinco ligações mais rápidas nas horas de ponta. No entanto, segundo José Pedro Santos, também da comissão de utentes, “há um documento do Governo que diz que, em 2006, a viagem já devia durar 35 minutos”.