A Câmara Municipal do Porto organizou um conjunto de actividades ligadas ao Japão, para assinalar os 30 anos desde que foi assinado o acordo de geminação entre o Porto e Nagasaki.

Ao longo dos 31 dias de Maio, as iniciativas de divulgação sobre o país asiático [em PDF] serão variadas e estarão espalhadas um pouco por toda a cidade desde a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, à Fnac de Santa Catarina, ao Museu Nacional Soares dos Reis até ao cine-estúdio do Teatro do Campo Alegre, entre outros.

O “Japão no Porto” inclui mostras de artesanato, uma semana de cinema totalmente nipónico, sessões de degustação de chá, workshops, jogos, exposições, conferências e tertúlias, cursos de tratamento de bonsais e de culinária e campanhas de promoção de artigos japoneses.

Geminação

Criação de relações e protocolos, principalmente a nível económico e cultural através dos quais duas áreas geográficas estabelecem laços de cooperação.

Manuel Cabral, da Câmara Municipal do Porto, afirma que foi “uma onda que começou pequenina e depois engrossou” e que a organização dos eventos acabou por encontrar um número de parceiros maior do que era inicialmente previsto. Há um “manifesto interesse do Porto” pela cultura japonesa e “do lado de lá acontece o mesmo”, diz Manuel Cabral. “A câmara é o elemento que serve de encontro de vontades”.

Até agora as actividades têm tido “muita adesão” e o público é “muito diversificado”, indo desde “pessoas mais velhas e reformados” até “miúdos das escolas”.

No dia do aniversário da geminação, dia 26, o Porto receberá a visita oficial do embaixador do Japão em Portugal e serão disponibilizadas pelo município de Nagasaki algumas publicações sobre o país. O presidente da câmara de Nagasaki anunciou que visitará o Porto em Setembro e a câmara espera “ter a possibilidade de associar a esse momento mais iniciativas”.