Comemora-se na quarta-feira o 50º aniversário da visita de Humberto Delgado ao Porto. A 14 de Maio de 1958, o “General Sem Medo” foi recebido em apoteose por 200 mil pessoas em plena campanha eleitoral. Como resposta, o Estado Novo iniciou uma onda de repressão para levar à presidência o almirante Américo Tomás.

Para assinalar a data, a Câmara do Porto, em colaboração com o Governo Civil e a Fundação Humberto Delgado, planeou um programa de actividades chamado “O meu coração ficará no Porto”, que recorda os locais por onde o general passou. O ponto alto do dia será a inauguração da estátua do general, da autoria de José Rodrigues, na praça Carlos Alberto, às 12h30.

De manhã, é inaugurada a exposição “O meu coração ficará no Porto”, na estação de S. Bento, que contará com um concerto da Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE). Será também lançado o livro “Humberto Delgado – Biografia do General Sem Medo”, da autoria de Frederico Delgado Rosa, neto do general.

Está planeado um concerto da Orquestra de Sopros e da Tuna Académica da ESMAE para o fim da tarde, na Cordoaria. A agenda de actividades inclui também animação de rua, jogos didácticos para os jovens nas bibliotecas municipais e a inauguração de uma mostra bibliográfica sobre o general no Palacete dos Viscondes de Balsemão, na praça Carlos Alberto.