Esta segunda-feira, o Conselho Nacional do Partido Social Democrata reuniu-se na sede nacional, tendo aprovado, por unanimidade, a alteração da data do XXXI Congresso para os dias 20, 21 e 22 de Junho.

O Congresso Nacional que teria lugar nos dias 7, 8 e 9 de Junho sofreu assim uma alteração de 13 dias, mantendo-se, contudo, o local anteriormente determinado, a cidade de Guimarães.

Na proposta de alteração do congresso, Ângelo Correia, presidente da mesa do Conselho Nacional disse que foi “o incumprimento dos estatutos pelo regulamento da eleição directa do presidente da Comissão Política Nacional” que levou ao adiamento do congresso social-democrata.

De acordo com Ângelo Correia, os estatutos indicam que deve haver um prazo mínimo de dez dias entre as eleições directas para a escolha do presidente do PSD e o congresso que vai eleger os novos órgãos nacionais, o que não aconteceria caso o congresso se viesse a realizar nas datas originalmente previstas.

O erro ocorreu na reunião anterior do PSD, no dia 23 de Abril, quando o Conselho Nacional marcou as eleições directas para 31 de Maio e o congresso para seis dias depois, pondo, assim, em causa a legalidade dos estatutos.