Segundo a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina sem chumbo 95, a 98 e o gasóleo aumentaram 11 vezes desde o início deste ano. No início de Janeiro, a gasolina sem chumbo 95 custava 1,387 euros por litro, a gasolina sem chumbo 98 octanas estava em 1,472 euros e o gasóleo registava o valor de 1,205 euros.

Duas semanas após a última subida dos combustíveis, o gasóleo e a gasolina aumentaram agora pela 12ª vez, em três cêntimos cada. A última mudança assinalada pela DGEG dizia respeito a 9 de Maio, quando a gasolina sem chumbo 95 passou a custar 1,436 euros por litro, a 98 octanas 1,522 euros e o gasóleo 1,327.

“Prioridade número um da Autoridade da Concorrência”

O ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, pediu, no fim de Abril, à Autoridade da Concorrência para investigar os sucessivos aumentos dos combustíveis. Dalila Carvalho, assessora da Autoridade da Concorrência (AdC) afirmou ao JPN que “o estudo está a ser feito, mas não está ainda concluído”, nem é possível “adiantar uma data concreta para a sua conclusão”. Contudo, a assessora salientou que o relatório “é a prioridade número um da AdC, neste momento”.

Abel Marques, secretário-geral da Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), defende a subida dos preços dos transportes e salienta que os preços não aumentam porque “há falta de medidas“.

O secretário-geral da ANTRAM revelou ao JPN que o sucessivo aumento dos combustíveis “está a arruinar completamente as empresas” que operam no sector dos transportes. Abel Marques considera que o aumento “constante” dos combustíveis “é muito difícil de entender“.

José Horta, secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), afirma que a subida do preço da gasolina e gasóleo eram “expectáveis“, devido ao aumento do preço do barril de petróleo.

O secretário-geral da APETRO disse ao JPN que as recentes declarações de Augusto Cymbron, presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) “demonstram um não conhecimento da indústria petrolífera”. Augusto Cymbron revelou que considera “escandaloso” que as gasolineiras continuem a aumentar o preço dos combustíveis.

O barril do petróleo ultrapassou ontem os 124 dólares em Londres. Nos Estados Unidos atingiu os 126 dólares.