A 14 de Maio de 1948, Israel foi declarado um Estado independente. Este ano, segundo o calendário lunar judaico, o feriado nacional aconteceu no dia 8 de Maio.

As celebrações dos 60 anos de Israel, esta quarta-feira, estão marcadas pela visita do presidente norte-americano George W. Bush ao Estado judaico. Bush vai estar presente na Conferência Presidencial Shimon Peres, em Jerusalém. O evento vai contar com a presença de 13 chefes de Estado, 14 ex-presidentes e outros 3.500 convidados, estando inserido nas comemorações da independência de Israel.

Sob o tema central “Enfrentar o futuro”, vão ser debatidos os desafios e os problemas colocados ao povo judeu e ao Estado de Israel. À chegada, George W.Bush, em declarações à BBC mostrou-se optimista no acordo de paz entre israelitas e palestinianos, na sequência dos esforços que a sua administração tem feito para alcançar um acordo até ao final deste ano.

População dez vezes maior do que em 1948

Actualmente, a população de Israel ultrapassa os sete milhões de habitantes, cerca de dez vezes mais do que em 1948, aquando da fundação. 5,5 milhões de habitantes são judeus, o que representa cerca de 76% da população total.

De acordo com os dados da Jewish Agency revelados em Setembro de 2007, existiam cerca de 13 milhões de judeus em todo o mundo. A maior comunidade judaica situa-se em Israel, seguida dos EUA com 5,3 milhões de judeus.

Segundo a direcção da Comunidade Israelita de Lisboa, estima-se que em Portugal existam entre três a quatro mil judeus.

Comunidade judaica portuguesa em festa

Em Portugal, as comemorações dos 60 anos do Estado judaico começaram a 8 de Maio. Esta quinta-feira, a Comunidade Israelita do Porto vai receber o embaixador de Israel em Portugal, Aaron Ram no âmbito das comemorações dos 60 anos de Israel.