A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) organizou um ciclo de conferências com o título de “Percursos de Empregabilidade na FCUP” para dar a conhecer aos estudantes as saídas profissionais dos cursos que frequentam. Foram cerca de 35 as empresas que estiveram presentes nos dias 14 e 15 de Maio no primeiro ciclo de sessões desta natureza.

Nas 11 sessões, uma por cada área profissional, apresentaram-se profissionais de empresas e instituições como a Bial, a Biocodex, a Comissão de Coordenadora de Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N), a Critical Software, a EDP, a PT Inovação, a Qimonda Portugal, a Roche, a Siemens Medical Solutions, o Laboratório Microchem ou a Unicer.

A empregabilidade nas áreas da bioquímica, da arquitectura paisagística, da química, da informática, da biologia foi a temática abordada nas sessões de esclarecimento simultâneas que decorreram na FCUP.

Rui Moura, professor do departamento de Geologia e um dos mentores desta iniciativa, acredita que as empresas estão satisfeitas com a prestação dos alunos da FCUP.

Nuno Santos, professor do departamento de Química, foi o moderador de uma das sessões que juntou à mesa três bioquímicos da FCUP que conseguiram triunfar no mercado de trabalho. O professor sublinha a necessidade do contacto dos estudantes com o mercado de trabalho.

Trabalham em diferentes sectores, mas são unânimes em sublinhar a necessidade da experiência que só o mercado pode dar. Isabel Silva, ex-aluna da FCUP e licenciada em bioquímica, tem hoje um laboratório e apesar de não ter estado no grupo de melhores alunos do seu ano, conquistou o seu lugar no mercado de trabalho.

Rui Pinto, profissional da VWR, multinacional de material de laboratório, também se desviou da vertente de investigação e tornou-se num vendedor de material de laboratório. Acredita na capacidade das pessoas se moldarem. “A versatilidade é uma palavra-chave no actual mercado de trabalho”.