O grupo D é marcado pelo facto de três equipas já terem partilhado o mesmo grupo no último Europeu. À Grécia, Espanha e Rússia, junta-se agora a Suécia.

Nuestros hermanos com “ganas” de vitória

Desde 1964 e a vitória no Europeu em casa frente à antiga URSS que a Espanha é incapaz de se afirmar a nível internacional. O último europeu foi prova disso. Os espanhóis estiveram integrados no grupo de Portugal e Grécia mas foram eliminados. Agora, Luis Aragonés procura levar a Espanha a um lugar mais digno da sua grandeza.

A Espanha vive sob fortes regionalismos e debate-se permanentemente com a grandeza dos clubes perante uma selecção que não tem sabido corresponder. 2008 pode ser o ano da mudança até porque o grupo parece ser um pouco mais acessível.

Na convocatória do seleccionador espanhol, o sector mais forte parece ser o meio-campo. Aragonés tem muitas hipóteses e alternativas para a intermediária. Do Real Madrid vêm dois nomes muito falados para o Euro: Casillas, a realizar uma grande temporada, é escolha certa para a baliza, enquanto Raúl pode ficar de fora da prova, apesar do excelente momento de forma.

Grécia

A Grécia foi uma das maiores surpresas de todos os tempos ao conquistar o ceptro em 2004. Os gregos derrotaram Portugal na Luz na final. Os festejos duraram pouco, pois os helénicos falharam a presença no Mundial. Agora, Otto Rehhagel assegurou a presença da selecção grega na Suíça e na Áustria para defender o título conquistado em terras lusas.

A selecção grega renovou algumas das suas caras mas as suas principais figuras são bem conhecidas do público português. Katsouranis e Karagounis lideram o meio-campo da formação helénica e são figuras ligadas ao Benfica. Charisteas, o autor do golo no Estádio na Luz, será certamente uma das apostas de Rehhagel no ataque do onze da Grécia.

Rússia, a regeneração do leste

A Rússia é uma selecção que não tem conseguido grandes resultados nas últimas duas décadas. A queda do Muro de Berlim enfraqueceu uma equipa temida durante largos anos. Agora, o desafio de Guus Hiddink é levar a equipa do Leste à segunda fase da prova.

A Rússia já conseguiu surpreender a Europa do futebol ao, a par da Croácia, eliminar a Inglaterra, uma das mais fortes equipas da Europa. Os russos contam com uma forte base do CSKA de Moscovo e com alguns dos jogadores do Zenit de São Petersburgo, que venceram a Taça UEFA deste ano. Marat Izmailov, jogador do Sporting, não fará parte dos 23 eleitos para o Euro 2008.

Suécia, às costas de Zlatan

A Suécia fez parte do grupo de qualificação da Espanha. Ambas as formações sentiram fortes dificuldades a assegurar o bilhete para o Euro 2008.

Os suecos são uma equipa experiente que conta com muitos jogadores a actuar em Inglaterra. E costumam ser um quebra-cabeças, apesar de a última participação ter estado abaixo das expectativas após a eliminação frente à Ucrânia nos oitavos-de-final.

A grande figura da Suécia é o goleador Zlatan Ibrahimovic, jogador do Inter de Milão. Mas outros jogadores completam o núcleo importante da equipa, tais como Mellberg e Larsson.

Depois de apresentadas as cidades e as equipas do Euro 2008, o Missão Euro despede-se, a três semanas do arranque da competição.