Quis o sorteio que França e Itália se reencontrassem na fase de grupos do Euro 2008 após dois duelos no Mundial e na fase de qualificação para o Euro da Suíça e Áustria. Este encontro centra as atenções, mas Holanda e Roménia pretendem também alcançar os quartos-de-final da prova.

Itália quer repetir

Uma squadra azzurra mergulhada no “Calciocaos” parecia uma equipa deprimida e incapaz de lutar pelo ceptro mundial em 2006. Mas o decorrer do último Mundial provou que os transalpinos são mais fortes nas adversidades. Contra todas as previsões, a Itália somou o quarto título de campeão do Mundo. Agora os italianos pretendem somar ao palmarés mais um título europeu.

“Les Bleus” ainda não esqueceram

A França não vai esquecer o dia de 9 de Julho de 2006. Na despedida de Zidane, o mítico número 10 foi expulso após cabeçada em Materrazzi e a França perdeu nas grandes penalidades a final do Mundial para a Itália. Os gauleses já defrontaram a Itália e vingaram-se da derrota no Mundial. Mas a ferida ainda está aberta no coração francês. A equipa de Domenech procura também fazer esquecer a má figura que deu a conhecer no último Europeu em Portugal.

A França continua com uma equipa muito semelhante à que disputou o Mundial na Alemanha. Os gauleses destacam-se pela solidez defensiva e pelos vários talentos na ofensiva. Contudo, a retirada de Zidane ainda pesa na construção do jogo atacante francês, que procura alternativas ao número 10.

Holanda à procura do regresso à glória

Duas décadas passaram desde a vitória da Holanda no Europeu. A equipa dos Países Baixos procura agora através de van Basten regressar aos momentos áureos. A prestação no último Mundial não foi a melhor e a inclusão no “grupo da morte” criaram desconfiança nos adeptos laranja. Em condições normais, a Holanda é candidata a vencer qualquer prova, mas a inclusão de França e Itália pode mudar o destino dos holandeses.

Roménia, a incógnita

A Roménia poderia ser um dos grandes outsiders da competição caso não estivesse incluída no grupo C.

A selecção do Leste também esteve incluída no grupo da Holanda na fase de qualificação. Uma vitória e um empate deram saldo positivo à equipa romena, que agora pretende repetir os bons resultados no Euro. A selecção tem uma equipa renovada com talentos jovens capazes de surpreender na competição. O grande problema é saber se serão capazes de gerir a pressão de jogar frente aos dois finalistas do último Mundial.

O “grupo da morte” marca confrontos importantes logo na fase de grupos. O grande interesse será saber se França e Itália vão ser capazes de fugir às armadilhas e lutar pelo título europeu, dois anos após a final de Berlim.

Depois de apresentadas as cidades e as equipas do Euro 2008, o Missão Euro despede-se, a três semanas do arranque da competição.