Pedro Santana Lopes apresentou esta quinta-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto, os seus mandatários distritais e nacionais para a campanha à liderança do PSD, que se decide a 31 de Maio em eleições directas.

Santana Lopes aproveitou a oportunidade para criticar duramente Manuela Ferreira Leite. A ex-ministra das Finanças foi acusada de se “julgar no direito de se propor para a governação do país sem antes dizer claramente o que pensa ser mais adequado para o país”.

“Estamos cansados de ouvir essa arrogância de quem se sente no direito de julgar os outros militantes de cima do pedestal, onde ninguém os colocou, essa soberba que é a melhor forma de esconder a escassez de conhecimentos e de propostas”, disse ainda o ex-primeiro ministro, finalizando com um ultimato: “se alguma candidata ou candidato tem algum preconceito absoluto que conheça e que impeça alguém de ser também candidato, que fale agora ou se cale de uma vez por todas”.

“Desta vez vai ser diferente”

Pedro Passos Coelho foi também alvo de críticas por Santana Lopes, que considerou que não é “tempo de entregar a governação a quem não teve ainda tempo de se preparar”, deixando o aviso: “chega de surpresas”.

O candidato teve o cuidado de se desmarcar do seu passado no Governo e fez questão de referir que “não esperava ser escolhido” para algo a que não se candidatou na altura da saída de Durão Barroso para a presidência da União Europeia. Agora, Santana Lopes afirma que não quer “exercer de forma condicionada” e que procura conquistar a confiança dos eleitores, prometendo que “desta vez vai ser diferente”.

“Sócrates deve pagar a multa” por ter fumado no avião

O incidente de José Sócrates a bordo do voo para a Venezuela não foi esquecido por Santana Lopes, que proferiu duras críticas à atitude do primeiro-ministro de ter fumado dentro de um avião.

O candidato social-democrata afirmou haver “dois pesos e duas medidas no país” e questionou: “Já pensaram se tivesse sido eu apanhado a fumar depois do meu conselho de ministros ter aprovado uma lei destas com mãos de ferro?”, disse Santana Lopes, acrescentando que “José Sócrates deve cumprir a parte sancionatória e pagar a multa”.

Santana acredita que Menezes manter-se-á “equidistante” da campanha

Concluídos todos os discursos, Santana Lopes falou à comunicação social sobre um possível apoio de Luís Filipe Menezes a um dos cinco candidatos à liderança do PSD e sustentou que acredita na palavra do autarca de Gaia de que “iria manter-se equidistante da campanha para as directas de 31 de Maio”, apesar de Menezes estar a jantar àquela hora com Pedro Passos Coelho, na outra margem do rio.

Patinha Antão, Pedro Passos Coelho, Manuela Ferreira Leite e Neto da Silva são os outros candidatos à liderança do maior partido da oposição. O próximo Conselho Nacional do partido vai-se realizar em Guimarães, entre 6 e 8 de Junho.