Desde o início do projecto “Ribeiras do Porto”, a poluição na Asprela já diminuiu dez vezes. De acordo com o presidente da Águas do Porto (AdP), Poças Martins, chegou-se a este resultado quase “sem gastar dinheiro”.

“O que acontece muitas vezes é que há esgotos que estão indevidamente ligados a ribeiras”, esclarece Poças Martins. Por isso, a progressiva ligação das habitações em falta ao sistema de saneamento veio melhorar a qualidade da água. Subsistem, no entanto, alguns registos de poluição ao longo do caudal da ribeira.

O portuense Abílio Sousa é de S. Mamede de Infesta, mas conhece bem o leito da ribeira da Asprela. Recorda-se que, onde agora se situa a Faculdade de Economia no pólo da Asprela, a ribeira corria a céu aberto. “Era um pântano e, no Inverno, a água subia à rua e cercava tudo”, explica.

É, exactamente, para a zona do Pólo Universitário que a AdP tem planeado um percurso pedonal. Muitos utentes do metro desconhecem que nos terrenos bravios entre a estação do Pólo Universitário ao IPO corre uma ribeira. O objectivo é, assim, ligar as faculdades e o metro por uma travessia bucólica e natural, à semelhança da ribeira do Espírito Santo, em Gaia.

Granja vai contar com dois percursos pedonais

Os resultados na ribeira da Granja ainda não são satisfatórios. A nascente situa-se em Matosinhos, o que limita as acções de limpeza na zona do Porto. Por isso, a AdP tem combinado esforços com a câmara de Matosinhos para melhorar a qualidade da água que entra no Porto.

Os habitantes confirmam que há menos poluição, mas sublinham que o esforço ainda não é suficiente. Ana Barreto é uma das moradoras que tem consciência de uma leve melhoria ao nível da poluição da ribeira da Granja. Ouviu falar da intervenção camarária para reabilitar do curso de água, mas até agora considera que “não se viu nada”.

A mesma opinião é partilhada por Alfredo Pereira, habitante da zona de Lordelo do Ouro. “Desde que me conheço veio sempre poluição por aí abaixo”, afirma. O morador sabe que existe um plano para limpar a ribeira, mas sublinhaque existem “esgotos clandestinos” que poluem as águas

Está também prevista a construção de dois percursos pedonais: uma travessia entre a zona da Circunvalação e de Ramalde; outro percurso que liga a Boavista à Foz, através da zona de Lordelo de Ouro, área já recuperada.