Com o objectivo de limpar as ribeiras da cidade, a empresa municipal Águas do Porto (AdP) iniciou, há quase um ano, o projecto “Ribeiras do Porto”. A iniciativa implicava, entre outros projectos, ligar 25 mil fogos ao saneamento, identificar agentes poluidores e construir estações de tratamento de água. Como consequência, espera-se que, até 2009, não só os cursos de água estejam despoluídos, mas também a orla costeira da cidade.

Em entrevista ao JPN, o presidente da AdP assegura que até 2009 todas as ribeiras da cidade vão estar despoluídas. Poças Martins tem consciência de que “ainda há trabalho a fazer”, mas sublinha algumas vitórias: a candidatura a bandeira azul da praia do Homem do Leme e o processo de limpeza da ribeira da Asprela.

A ribeira da Asprela, considerada um dos casos mais graves de poluição, em Junho passado, encontra-se dez vezes menos poluída. No entanto, no caso da ribeira da Granja, o processo de limpeza ainda não é acentuado.

O mote “despoluir, desentubar e reabilitar” já tinha sido seguido em Vila Nova de Gaia, processo tido como exemplo a seguir no Porto. Na altura, Poças Martins era presidente da empresa municipal Águas de Gaia. A ribeira do Espírito Santo é considerada a “ribeira-modelo” da empresa e pode ser encarada como uma previsão do futuro das ribeiras do Porto.