A temporada 2007/2008 encerra como começou. FC Porto e Sporting voltam a disputar uma final. Desta feita, a Taça de Portugal é o troféu em disputa. “Dragões” e “leões” disputaram a Supertaça em Agosto de 2007. A vitória sorriu na altura à equipa de Paulo Bento graças a um golo do russo Izmailov. A final da Taça de Portugal será jogada domingo, às 17 horas, no Estádio do Jamor.

O FC Porto surge no Estádio do Jamor com o título de campeão nacional no bolso e procura chegar à “dobradinha”. Os comandados de Jesualdo Ferreira são os favoritos mas já somam duas derrotas esta época com o Sporting. A equipa de Alvalade pode concluir uma época desastrada da melhor maneira com a conquista do segundo lugar no campeonato e a Taça de Portugal.

O FC Porto surge na máxima força. O onze mais utilizado por Jesualdo Ferreira está disponível e deve ser lançado no confronto com o Sporting. Paulo Bento tem em Liedson o seu principal problema. O brasileiro encontra-se lesionado no joelho e não vai poder participar na defesa do troféu conquistado pelo Sporting a temporada passada.

Jamor antecipado

O JPN falou com duas figuras públicas ligadas a “dragões” e “leões”. Rui Oliveira e Costa, representante do Sporting no programa “Trio de Ataque” da RTP, e António Sousa, antigo campeão da Europa pelo FC Porto, foram os convidados.

Na hora de falar em favoritos, ambos os adeptos concordam. Rui Oliveira e Costa fala no Sporting como “favorito” porque “é o clube do coração”. Mas admite que “uma final é sempre um jogo de 50-50″ se pensar “em termos racionais”. António Sousa acredita que “nestes jogos não existem favoritos” e que a final do Jamor será marcada “por um grande equilíbrio”.

As grandes equipas têm sempre jogadores capazes de resolver. António Sousa acredita que “qualquer jogador será capaz de decidir o clássico”. O adversário leonino aponta Lisandro como principal ameaça já que “resolveu inúmeros jogos esta época”. Mas, no Sporting, vê João Moutinho e Miguel Veloso como “peças importantes” caso “se entendam bem”.

Liedson é uma das figuras do clássico pela negativa. O dianteiro do Sporting vai ficar de fora devido a uma lesão no joelho. O ex-campeão da Europa portista antecipa que Liedson “não pode nem vai fazer falta” apesar de reconhecer a sua valia. O comentador leonino concorda com António Sousa mas admite “a falta que vai fazer pela importância que assume no jogo do Sporting”.