Um grupo de docentes e investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) criou um lipocalibrador que permite, “de um modo não invasivo determinar a gordura corporal de um indivíduo através da medição das pregas subcutâneas, que são colocadas em locais especificos”, afirmou Teresa Restivo, responsável pelo projecto.

O método inovador já foi patenteado e apresentado no X Congresso Anual da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica. O trabalho, submetido ao tema “Instrumentação virtual para avaliação automática de gordura corporal com tecnologia wireless“, foi distinguido como melhor comunicação livre.

Para além da FEUP, também as faculdades de Ciências da Nutrição e Alimentação e de Desporto contribuíram para o desenvolvimento do projecto, no que diz respeito aos testes e validação de resultados. O Adipsmeter, assim se chama o dispositivo, permite, em traços gerais, a sensorização sem contacto e a comunicação de dados sem fios, em tempo real.

O lipocalibrador desenvolvido pela FEUP teve como base um outro já existente no mercado, mas, segundo os seus criadores, tem potencialidades muito superiores às soluções actualmente disponíveis. A flexibilidade na automatização do processo de medição e a apresentação de resultados eficazes são as características que o tornam inovador, para além do seu carácter não invasivo.

Simplicidade e baixo custo são as principais vantagens

Em declarações ao JPN, a docente responsável pelo projecto, Teresa Restivo explicou que com o sistema desenvolvido pela FEUP se obtêm resultados “que diferem muito pouco” em relação a dispositivos mais caros e sofisticados. “Este sistema não exige rigorosamente nada das pessoas. É um sistema portátil e cujos resultados têm um erro pequeno em relação aos métodos que são caros e que interferem com o nosso corpo, como é o caso dos raios x. Nesse sentido, é um equipamento muito simples de utilizar”, disse.

O projecto, que já foi patenteado pela Universidade do Porto, encontra-se inserido num trabalho mais vasto denominado “Virtual instrumentation for monitoring, digital recording and assessing body composition”, desenvolvido pelo Laboratório de Instrumentação para Medição da FEUP, também em parceria com as faculdades de Desporto e de Ciências da Nutrição e Alimentação.