Cavaco Silva terminou esta terça-feira, no Porto, o Roteiro pela Ciência, uma iniciativa que teve por objectivos valorizar projectos científicos nacionais inovadores e incentivar a aposta nas tecnologias da informação e comunicação (TIC), de modo a “conseguir resultados mais positivos do que o evidenciou nos últimos sete ou oito anos”, afirmou o Presidente da República no seu discurso de encerramento, em Gaia.

A visita iniciou-se por volta do meio-dia no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), onde Cavaco Silva pôde ver alguns trabalhos de três grupos de investigação do Instituto.

O Laboratório de Sistemas Autónomos (LSA) apresentou o “Falcos”, um pequeno avião que funciona de maneira autónoma e é capaz de detectar incêndios florestais e realizar vigilância marítima. O Chefe de Estado ficou também a conhecer o “ROV”, um submarino capaz de detectar náufragos ou fissuras na doca do porto de Leixões.

Cavaco Silva marcou um golo numa baliza defendida por um robôCavaco Silva marcou um golo numa baliza defendida por um robô

O Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER), que recebeu a classificação de “Excelente” por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia, mostrou as suas inovações no domínio das redes sensoriais. Já o Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento a Apoio a Decisão (GECAD) apresentou vários sistemas baseados em técnicas de inteligência computacional e Data Mining, que podem até analisar o risco de falência empresarial.

O Presidente afirmou-se surpreendido pelo trabalho do ISEP no domínio da robótica e afirmou que era importante “atribuir um destaque aos politécnicos” e à investigação que realizam, contribuindo para o desenvolvimento do país.

Logo após ter marcado um golo numa baliza defendida por um guarda-redes robô, Cavaco Silva classificou o ISEP como “uma das maiores escolas do país” e deixou um elogio ao facto de as potencialidades dos politécnicos serem “diferentes das universidades”. “É fundamental possuir especificidades. Este é o caminho certo, o da diferenciação em relação às universidades”, afirmou.

Renovar o tecido empresarial português

Por volta das 15h30h, Cavaco Silva deslocou-se a NET (Novas Empresas e Tecnologias), um centro de incubação de empresas do Porto, que fomenta, guia e moderniza pequenas e médias empresas

A NET, fundada em 1987, funcionou durante 20 anos em pré-fabricados com “condições terríveis, disse no seu discurso o seu presidente, Alberto Mesquita, logo após Cavaco ter inaugurado o novo espaço.

Alberto Mesquita afirmou que a NET está “em contacto permanente com a Universidade do Porto e com os politécnicos”, acrescentando que acredita numa “renovação do tecido empresarial português”.

“Temos de crescer nas TIC”

A quarta e última jornada do Roteiro pela Ciência terminou com a inauguração, em Gaia, da nova sede da ALERT, empresa na área de software para a saúde. O presidente da ALERT, Jorge Guimarães, explicou as funcionalidades do programa, que já se expandiu para a Europa, América e Ásia.

Cavaco Silva elogiou este programa, considerado inovador, e a sua evolução desde a sua criação, em 1999, com um crescimento ao ano que se situa nos 100%. No seu discurso, o Presidente da República destacou que “25% do crescimento na Europa comunitária deve-se às tecnologias de informação e comunicação”.

Cavaco voltou a destacar os bons exemplos neste campo e terminou com um apelo ao desenvolvimento desta área: “Estamos ainda abaixo da média europeia, embora os progressos dos últimos anos tenham sido notáveis”, disse o Presidente, apesar de reconhecer que a situação económica do país é desfavorável.