O Festival Paredes de Coura atrai cada vez mais público estrangeiro. Segundo a organização, no ano passado, 42% das pessoas que passaram pelo festival eram estrangeiros. Um facto que “deveria ser melhor aproveitado e dinamizado pela Secretaria de Estado do Turismo”, defendeu João Carvalho, da promotora Ritmos, que organiza a edição deste ano, entre 31 de Julho e 3 de Agosto, em parceria com a Everything Is New.

A presença dos britânicos Editors e Pigeon Detectives e das nova-iorquinas Au Revoir Simone no festival foram as novidades apresentadas esta terça-feira, no Porto, na conferência de imprensa de oficialização do cartaz.

Como já se sabia, os cabeças de cartaz do festival, que acontecerá duas semanas mais cedo do que o habitual, serão os Sex Pistols (31 de Julho), Primal Scream (1 de Agosto), The Mars Volta (2 de Agosto) e Thievery Corporation (3 de Agosto).

“Não queremos muito mais do que 20 mil pessoas”

Questionado sobre que tipo de adesão esperaria, João Carvalho disse não esperar uma afluência muito diferente dos outros anos. “O nosso público oscila sempre entre 15 a 20 mil pessoas e não queremos muito mais do que isso”, disse.

Entre novidades e nomes que já tinham sido noticiados estão Mando Diao e The Wombats (31 de Julho), Editors, The Rakes, Two Gallants e The Long Blondes (1 de Agosto), dEUS, The Pigeon Detectives e Wraygunn (2 de Agosto), Au Revoir Simone e Caribou (3 de Agosto). O festival segue, assim, a linha de rock alternativo e indie que tem seguido nos últimos anos.

Os Wraygunn são para já a única presença portuguesa confirmada, mas João Carvalho adiantou que há negociações com mais duas bandas nacionais. A programação não está totalmente fechada, faltando definir alguns artistas para os palcos secundários.

Sons ibéricos no festival

A edição deste ano vai ter um novo palco dedicado a bandas portuguesas e espanholas – ao todo, há quatro palcos dedicados a vários sonoridades. Em cada dia vão actuar uma banda portuguesa e outra espanhola. A aposta em Espanha passa também pela apresentação do cartaz em Madrid, no Low Club, no próximo sábado.