A Universidade do Porto promoveu, esta terça-feira, uma iniciativa dedicada aos cuidados a ter com a alimentação, com um almoço “100% saudável” servido nas dez cantinas dos Serviços de Acção Social da Universidade do Porto (SASUP).

O objectivo prende-se com a “informação e sensibilização da comunidade universitária para a importância de uma alimentação equilibrada, uma confecção saudável e devidamente informada”, afirmou Sotero Martins, coordenador do projecto e responsável pelo Serviço de Integração Escolar e de Apoio Social da UP (SIEAS).

Portal da Saúde da UP

Já está disponível o Portal da Saúde da UP, onde as pessoas podem ter acesso a conteúdos específicos, acções e programas a serem desenvolvidos.

Perante as carências e os maus hábitos alimentares identificados entre os jovens do ensino superior, “a UP constatou que era importante investir nesta área” para “tentar corrigir alguns comportamentos e atitudes das pessoas que estão errados”, explicou o responsável. “Uma alimentação desequilibrada é muito comum, mesmo entre estudantes universitários”, acrescentou.

“Jovens de hoje em dia comem bastante mal”

A ementa do almoço “100% saudável” foi composta exclusivamente por sopa, carnes brancas, peixe, legumes, fruta e água, sendo todos os alimentos apenas cozidos ou grelhados.

Susana Ribeiro, responsável pelas unidades de alimentação dos SASUP, refere que, neste almoço especial, se optou por “restringir algumas das opções que os alunos normalmente têm, mostrando-lhes aquilo por que devem optar mais frequentemente no dia-a-dia”.

A nutricionista sublinha que tal “não significa que não possam ter outro tipo de métodos de confecção e outro tipo de alimentos”, porque “um factor importante para a qualidade dos serviços é também a variedade”.

Carla Dias, estudante de Design de Comunicação, aprovou o almoço servido na cantina da Faculdade de Belas Artes da UP. A aluna considera que esta é uma “boa iniciativa” na medida em que “se vai tornar um bom ritmo em termos de alimentação para tornar os hábitos mais saudáveis”.

Consciencialização vai continuar com novas iniciativas

Segundo Sotero Martins, “os alunos aderem facilmente a este tipo de iniciativas, são mais sensíveis e revelam cada vez mais cuidados na alimentação”. O responsável frisa que “a aposta na consciencialização tem que continuar” e garante a realização de mais iniciativas deste âmbito no futuro.

Este projecto foi desenvolvido pelo sub-grupo “Educação Alimentar” dentro do programa “Educação para a Saúde” e conta com a colaboração de várias organismos da Universidade do Porto, como a Reitoria, os SASUP e várias faculdades (Ciências da Nutrição e Alimentação, Desporto, Farmácia, Engenharia).