O presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Rio, está empenhado em instalar a Feira do Livro do Porto na Avenida dos Aliados, em 2009. A 78ª Feira do Livro, que se iniciou esta quarta-feira, dura até 10 de Junho e, tal como em anos anteriores, acontece no Pavilhão Rosa Mota.

Rui Rio espera que “daqui por um ano o pavilhão já se encontre num processo de obras e de evolução”, o que obrigará a Feira a mudar de lugar.

O evento pode voltar a funcionar no Pavilhão Rosa Mota, mas só depois da reabilitação. Entretanto, o autarca está empenhado em levar a Feira do Livro para a Avenida dos Aliados no próximo ano, já que seria importante “para a tradição da cidade e para a animação do espaço da Avenida”.

“É um esforço que vamos continuar a fazer”, acrescenta. Contudo, o presidente da CMP assume que a transferência deste “evento cultural mais do que enraizado na cidade” para os Aliados “tem custos assinaláveis, porque se têm de construir os stands“.

Uma “tentativa de revitalizar a Baixa”

O presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), António Baptista Lopes, afirma que a APEL “vai trabalhar em conjunto com a CMP para encontrar a melhor localização” para a o evento, mas que é necessário contemplar “o ponto de vista técnico”. Para Baptista Lopes, a ideia de Rio “inscreve-se no quadro que a câmara tem de tentativa de revitalizar a Baixa do Porto”.

A ausência directa de grandes grupos editoriais, como a LeYa, não teve repercussão na oferta, garante o presidente da APEL. “Aqui no Porto temos o mesmo número de stands do ano passado e em Lisboa temos um acréscimo de 10%”, sublinha. Baptista Lopes salienta ainda que as feiras de 2007 foram “boas para os editores”, em termos de “volume de negócios”.

Homenageados Germano Silva e Nuno Canavez

Este ano, a Feira do Livro do Porto conta com 96 stands em representação de 60 editoras. Serão homenageados Germano Silva, historiador e jornalista, e Nuno Canavez, alfarrabista.

Debates sobre diversos temas, desde a gastronomia do Porto à arte da cidade, um concerto e actividades para crianças vão decorrer na feira até dia 10 de Junho. No dia 1 de Junho, para celebrar o Dia Mundial da Criança, a Feira do Livro vai oferecer um programa especial para os mais novos, com a colaboração do Museu de Serralves.

No ano passado, a organização estima que tenham passado cerca de 300 mil pessoas pelo evento.