A Universidade do Porto (UP) e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia assinaram, esta terça-feira, um protocolo de cooperação no âmbito da Universidade Júnior 2008. Pelo segundo ano consecutivo, a autarquia vai financiar 200 bolsas a estudantes.

A par de outros 22 municípios de Portugal, a câmara de Gaia vai pagar o transporte, alojamento e a propina de inscrição a duas centenas de jovens. As parcerias com as autarquias permitem também a estudantes que não tenham possibilidades financeiras a participação na Universidade Júnior.

Marques dos Santos, reitor da Universidade do Porto, explicou que a Universidade Júnior pretende “contribuir para o aumento do número de estudantes a frequentar o ensino superior e para a diminuição do abandono escolar”. “Se todas as universidades fizerem este trabalho é um número substancial de jovens a não desistir de estudar”, garantiu.

Aproximar os mais novos da UP e “mostrar que a universidade os pode acolher e dar um bom curso, com possibilidade de encontrar emprego” é outros dos objectivos, acrescentou o reitor da UP.

Marco António Costa, vice-presidente da câmara de Gaia, referiu que a autarquia tem trabalhado nesse sentido nos últimos anos. “A comunidade educativa gaiense é exemplar, pois professores, pais, alunos e autarquia procuram construir um ambiente sério e empenhado”.

Neste sentido, o protocolo assinado com a UP vem comprovar o caminho que a autarquia tem seguido, acrescentou Marco António Costa. O vice-presidente da câmara de Gaia mostrou-se ainda interessado em aumentar o número de vagas para o dobro, no próximo ano, desde que a UP permita.

Na área metropolitana do Porto, apenas a câmara de Gondomar não tem qualquer parceria com a UP. 38 municípios, espalhados por Portugal, vão enviar crianças e jovens para a Universidade Júnior, no Verão. A Universidade Júnior espera ainda receber, este ano, crianças de Santiago de Compostela.

UP à disposição dos mais novos

Destinada a crianças e jovens do 5º ao 11º ano, a Universidade Júnior espera receber este Verão mais de 5.000 crianças. Filomena Mesquita, da organização do projecto, referiu que “abrir horizontes para uma série de conhecimentos” das mais variadas áreas é o grande objectivo. “Pretende-se que os jovens gostem de conhecer e de aprender”, acrescentou.

A participação em qualquer um dos programas da Universidade Júnior custa 75 euros por semana, incluindo almoço, lanche e seguro escolar. O alojamento fica por 85 euros semanais.

À espera dos mais novos, nos meses de Junho, Julho e Agosto, estão as actividades “Experimenta no Verão” (5º e 6º anos), “Oficinas de Verão” (7º, 8º e 9º anos), “Verão em Projecto” (10º e 11º anos) e as escolas de Línguas, Saúde, Física, Química e Matemática.

“Ajudar os jovens a criar caminhos”

O reitor da Universidade do Porto apresentou ainda duas propostas com o propósito de estimular os mais novos para os estudos. Marques dos Santos acredita que é importante “ajudar os jovens a criar caminhos”, de forma a que cada um defina o seu futuro da melhor maneira.

Em curso até Julho está uma acção experimental. Os voluntários, estudantes da UP, vão às escolas ajudar os alunos com mais dificuldades, motivando-os para o mundo escolar. O objectivo é que todos “encontrem o melhor caminho para as suas capacidades e competências”.

Ainda em estudo está uma outra iniciativa que visa “detectar no ensino primário as crianças que revelam capacidades e garantir que nunca desistem de estudar”, explicou o reitor da UP. “A sociedade precisa de todos os que têm capacidade para ir longe e não pode dar-se ao luxo de os perder”.