O Fundo de Solidariedade da Pastoral Universitária (PU) do Porto, criado em 1992 pelo então bispo auxiliar, D. Gilberto Canavarro, está em risco de se extinguir.

Ao longo dos 16 anos de existência, o Fundo de Solidariedade tem tido como principal objectivo o apoio financeiro dos estudantes mais carenciados da Universidade do Porto (UP), sobretudo os provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). O desaparecimento do fundo significará a perda de uma significativa ajuda monetária para cerca de 500 estudantes que a recebem todos os anos.

O Fundo de Solidariedade da PU subsiste apenas através das doações voluntárias dos membros da UP. Nesse sentido, o padre António Bacelar, representante da PU, apelou à solidariedade dos estudantes, via e-mail, uma vez que, este ano, o ofertório da missa da Benção das Pastas ficou muito aquém das expectativas.

A PU do Porto, sediada na Casa Diocesana de Vilar, visa a “expressão da Igreja no mundo da cultura e da universidade” e procura “promover e dinamizar o diálogo entre a fé e a cultura no seio de toda a comunidade académica”.

Os Serviços Diocesanos de Pastoral Universitária apoiam estudantes um pouco por todo o país. No total, existem cerca de 18 centros diocesanos de PU, isto é, um em cada distrito nacional.