Cidade do Porto comemora 30 anos de geminação com a cidade japonesa de Nagasaki. Embaixador japonês visitou exposição na Biblioteca Almeida Garrett.

O Porto celebra o 30º aniversário da geminação com a cidade japonesa de Nagasaki. Os festejos decorrem no mês de Maio e englobam perto de 40 actividades. A Biblioteca Almeida Garrett foi o palco de um desses eventos, esta segunda-feira, e recebeu o embaixador japonês Satoshi Hara.

“Histórias do País onde nasce o Sol” é uma das exposições que marcam o aniversário da ligação portuense com Nagasaki. A biblioteca acolhe algumas amostras da cultura japonesa. Mapas, quadros, kimonos, maquetas e outros objectos decorativos ilustram a civilização nipónica antiga.

A visita de Satoshi Hara, embaixador japonês em Portugal, foi celebrada pela presença de meia centena de alunos do ensino básico da cidade do Porto. As crianças tiveram a oportunidade de assistir a um espectáculo protagonizado pelo “Bando dos Gambozinos”. O grupo teatral representou o conto infantil japonês “Momotaro”.

Apesar de não saber falar português, o embaixador japonês mostrou-se satisfeito pela iniciativa da Câmara do Porto. O representante asiático reconheceu ficar “sempre agradado com as trocas de cultura entre as pessoas”, sobretudo “para os jovens”. Para Satoshi Hara, “o encontro de diferentes culturas permite aumentar a tolerância”.