Sonda “Phoenix”

A “Phoenix” tem dois painéis solares abertos, cinco metros de largura e 1,52 metros de comprimento. Pesa 350 quilogramas, 55 dos quais são instrumentos científicos. A missão vai decorrer a temperaturas entre 73 e 33 graus Celsius negativos.

Depois de, em 2004, as sondas “Spirit” e “Opportunity” terem chegado ao Planeta Vermelho foi agora a vez da sonda espacial “Phoenix” pousar no solo de Marte, dando continuidade à missão de exploração do planeta e de busca por possíveis vestígios de vida.

A chegada do engenho a Marte põe fim a dez meses de viagem, iniciada a 4 de Agosto de 2007, constituindo um marco histórico ao ser a primeira vez que que um aparelho robotizado toca no solo do Pólo Norte do Planeta Vermelho.

A nave pousou no extremo Norte de Marte depois de viajar mais de 270 milhões de quilómetros que separam o planeta da Terra. Nos próximos três meses, a sonda deverá dedicar-se a revelar os segredos do gelo de Marte e a responder às interrogações sobre possíveis vestígios de vida no planeta.

As primeiras imagens já chegaram ao centro de controlo da NASA com o objectivo de fornecer informações sobre as condições em que se encontra a sonda, nomeadamente, em relação ao seu abastecimento de energia e os instrumentos científicos.