O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, desvalorizou os “conselhos” de Mário Soares publicados esta terça-feira no “Diário de Notícias”. Num artigo de opinião, o ex-Presidente da República aconselha ao Governo a criação de medidas de combate à pobreza, caso não queira perder votos para o Bloco de Esquerda e para o PCP.

Esta terça-feira, à margem da inauguração da nova estação do Metro do Porto, o ministro assegurou que o “Governo não está a dormir à espera que Mário Soares faça um aviso” que o incite a dar maior atenção às pessoas com maiores dificuldades.

2008 é “ano crítico”

Nas páginas do “Diário de Notícias”, o ex-Presidente da República e fundador do PS diz que há uma “pobreza crescente na sociedade portuguesa”, que faz de Portugal “o país da União Europeia socialmente mais desigual e injusto”.

Reconhecendo que as dificuldades que “gravemente afectam os pobres, mas também a classe média” “vêm de fora e têm, evidentemente, causas externas”, Soares afirma que “há muito a fazer” no combate à pobreza. “Ainda durante este ano crítico de 2008 e no seguinte, se não quiserem pôr em causa tudo o que fizeram, e bem, indiscutivelmente, para reduzir o deficit das contas públicas e tentar modernizar a sociedade”, sugere o histórico socialista aos responsáveis do partido.

Mário Lino disse estar sensível aos problemas “reais” que assolam o país, lembrando que Portugal “é um país com grandes desigualdades, que têm que ser combatidas”.

Apesar de considerar Mário Soares como “um exemplo de uma pessoa atenta aos problemas da pobreza”, o responsável diz que “a política social do Governo não deve ser feita a pensar nos votos, mas porque é importante para resolver o problema dos mais pobres”.