O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou que Governo, municípios e Junta Metropolitana do Porto (JMP) estão em “perfeita sintonia” sobre a expansão da metro do Porto.

Na inauguração da estação D. João II, na Avenida da República, em Gaia, e questionado pelos jornalistas sobre o concurso global para a segunda fase de rede da Área Metropolitana do Porto, onde estão incluídas as linhas da Trofa e da Boavista, Mário Lino afirmou que este decorre a “bom ritmo e vai ser apresentado o mais rapidamente possível”, apesar de ainda não existir uma data para o seu arranque.

O concurso poderá, porém, ser diferente do que estava previsto no protocolo assinado entre o Governo e a JMP. “Foram apresentados novos estudos, depois de ter sido assinado o protocolo, que necessitam de ser analisados”, afirmou Mário Lino.

Em contrapartida, o prolongamento da rede do Metro do Porto entre o Estádio do Dragão e Gondomar, vai avançar “até ao final de Junho”. “A informação que recebi é que até ao final de Junho deverá estar adjudicado a linha de Gondomar para entrar em obras”, referiu.

Projecto do metro é “prioritário”

23 minutos é o tempo que separa a nova estação, na extremidade sul da Avenida da República, até ao Hospital de S. João.

Governo não recua nas SCUT

Em relação às manifestações de sábado contra a introdução de portagens nas SCUT, Mário Lino não recua, adiantando que o projecto está a ser desenvolvido a “grande velocidade”. “Estamos a negociar com os concessionários e a tratar do processo técnico de fazer as contagens dos carros”.

A estação (a septuagésima da rede de Metro do Porto) veio aumentar 715 metros à Linha Amarela, que fica com um total de oito quilómetros.

Mário Lino defende, porém, que a extensão da linha “não se mede só pelos metros”, mas reflecte o empenho do Governo em “apoiar o desenvolvimento do Metro do Porto”. “Isto é um evento muito importante, porque vai permitir aumentar o número de passageiros nesta linha e aumentar o número de interconexões com o sistema rodoviário”.

Para o governante o projecto do metro do Porto “é prioritário“, visto que se trata de um “projecto de mobilidade que aposta no transporte colectivo de passageiros”.