O vereador comunista Rui Sá, reiterou, esta terça-feira, em reunião de Câmara do Porto, a indignação do PCP face ao novo adiamento do Ministério das Obras Públicas em colocar isolamento sonoro na Via de Cintura Interna (VCI). Rui Sá adiantou que vai propor, na próxima reunião, uma reacção da autarquia face a este adiamento.

A indignação surge face à resposta dada pelo Governo ao deputado comunista Honório Novo sobre a colocação de barreiras acústicas, segundo a qual o estudo prévio para este projecto ainda está a decorrer e só estará concluído no final de Junho.

Segundo Rui Sá, “andam a protelar desde 2000″ e, por isso, “a Câmara Municipal do Porto tem de bater o pé”. O vereador do Urbanismo, Lino Ferreira, afirmou que o executivo camarário já pediu uma reunião com as Estradas de Portugal (EP) para abordar este assunto.

Proposta única para o Mercado Ferreira Borges

Rui Sá mostrou ainda preocupação pelo facto de só haver uma candidatura – do Hard Club – para a concessão do Mercado Ferreira Borges. Para além de lamentar a ausência de mais propostas, o vereador do PCP teme que o facto de não haver concorrência possa levar a que o executivo camarário aprove um projecto “insultuoso” em termos de orçamento, possibilidade que foi refutada pelos membros do executivo camarário.

Foi ainda aprovado, por unanimidade, um voto de congratulação ao realizador Manoel de Oliveira, “cidadão do Porto”, pela conquista da Palma de Ouro, atribuída pela organização do Festival Internacional de Cannes 2008.