Depois de nove anos do outro lado do rio, o Hard Club poderá abrir portas na margem Norte do Douro, ocupando o Mercado Ferreira Borges, na zona histórica do Porto. Os proprietários da sala de espectáculos são os únicos candidatos ao concurso de concessão do edifício, promovido pela Câmara Municipal do Porto.

O projecto é assinado pelo arquitecto Francisco Aires Mateus e contempla a reconversão do edifício num espaço multi-funcional, no qual será dada primazia à área do lazer e da cultura. A proposta do novo espaço na cidade do Porto apresenta uma programação dirigida a públicos diversos e é vocacionada para a produção de eventos, não só musicais, mas também ligados às artes cénicas, plásticas e ao cinema.

Projecto para o novo Hard Club contempla:

– Uma sala de concertos para 1000 pessoas
– Um auditório com capacidade para 150 pessoas sentadas ou 300 de pé
– Um palco para actuações acústicas
– Um café/restaurante no primeiro piso
– Uma loja de merchandising e uma livraria/discoteca
– Uma esplanada exterior
– Dois estúdios para captar audio/vídeo dos concertos
– Internet wireless gratuita

A reimplantação do Hard Club vem preencher a necessidade que o Porto tem de “espaços para actuações artísticas”, diz Paulo Ponte, responsável pela comunicação e imagem da empresa. “Desde que o Hard Club fechou, houve um decréscimo destas actividades no Porto e no Norte do país”, sublinha.

“O projecto tinha de crescer”

Paulo Ponte destaca a importância deste espaço, não só para bandas “que não as de estádio”, mas também para músicos menos conceituados ou alunos de escolas de música. “Temos escolas de artes no Porto, é preciso dar palco a essas pessoas”, acrescenta. “Vamos continuar com a programação que tínhamos, rock a todos os níveis”. O responsável exprimiu também a vontade de abrir os palcos a outros estilos de música, para tornar o Hard Club num “sítio para amantes de música”.

Quanto à diversidade de actividades propostas, Paulo Ponte assegura aos “saudosistas” que o novo espaço terá “elementos que vão fazer lembrar o antigo”, mas defendeu que a instalação do Hard Club no Mercado Ferreira Borges implica um projecto que cubra públicos diversificados e que apele aos turistas. “Para irmos para aquele sítio, o projecto tinha de crescer”, explica.

Prevista programação infantil

Programas infantis e familiares ao preço de um euro são outro dos elementos da proposta. Os programas infantis “já tinham sido pensados” para o antigo Hard Club, mas existia apenas uma sala. O objectivo das actividades para crianças é criar uma ligação destas com a arte, desde cedo. “Podem explorar desenho, fotografia ou utilizar instrumentos”, explica Paulo Ponte.

O projecto para o novo Hard Club pressupõe o restauro total do edifício original, sem modificar o aspecto deste. “Não vai existir nenhum símbolo do Hard Club de fora do Mercado”, assegura Paulo Ponte.

Três blocos independentes, “pousados” dentro do edifício sem tocar nas paredes, vão ter as várias divisões do novo Hard Club. O espaço vai funcionar das 9h às 24h, diariamente, com prolongamento até às 2h, em concertos durante a semana, e até às 4h às sextas e sábados.

A autarquia deverá dar uma resposta até ao início do próximo mês. Caso o parecer seja favorável, o Hard Club abrirá portas em Setembro de 2009 no Mercado Ferreira Borges, onde permanecerá durante 17 anos. O projecto conta já com o apoio de Pedro Burmester, da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo e da Fundação da Juventude, entre outras personalidades e instituições.