No ano em que o Batalhão de Sapadores Bombeiros (BSB) do Porto comemora 280 anos de existência, mais vinte e nove elementos assumiram, esta quarta-feira, o compromisso de honra numa cerimónia presidida pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio.

O autarca teceu elogios ao BSB na criação da escola de recrutas Coronel Pinto Henriques e alertou para a responsabilidade acrescida: “Ao formar estes elementos maior será a capacidade de intervenção do corpo de bombeiros, aumentando com isso a exigência de qualidade, rigor e profissionalismo.”

Rui Rio lançou ainda um desafio aos 29 elementos que integram a equipa do BSB. “Espero que o vosso desempenho incondicional consolide a nossa visão para o futuro próximo: fazer desta unidade uma referência nacional de todas as áreas ligadas com a prevenção e prestação de socorro”, declarou.

Das 300 candidaturas, apenas trinta foram seleccionadas. O comandante do BSB, Carlos Costa, diz que “por uma questão de conjuntura interna da câmara este foi o número autorizado a entrar no batalhão”. No entanto, o major está confiante que “em breve mais elementos vão integrar a corporação”.

Durante a cerimónia, foram apresentadas oficialmente à sociedade mais duas viaturas adquiridas pelo município do Porto para o BSB – uma viatura de apoio de desencarceramento e outra de ajuda aos mergulhadores -, que já estavam desde o ano passado ao serviço da instituição. O comandante do BSB mencionou que ainda era necessário “uma auto grua”, visto que a de que dispõem “já é muito antiga e com pouca capacidade de trabalho”.

Formação dos Bombeiros recrutas

A formação destes bombeiros recrutas estendeu-se ao longo de um ano. Nos primeiros seis meses tiveram formação teórico-prática e “obtiveram as bases de trabalho”, referiu o comandante do BSB. Nos últimos seis meses, “tiveram saídas de serviço de socorro, onde adquiram o traquejo necessário”.

Actualmente, integram o quadro do Batalhão de Sapadores Bombeiros 227 elementos.