O líder do CDS-PP, Paulo Portas, anunciou, esta quinta-feira, que o seu partido vai apresentar uma moção de censura ao Governo. “A questão dos combustíveis é uma questão muito séria e foi a gota de água que me decidiu a apresentar esta moção de censura”, afirmou o líder popular à saída do debate, citado pela Lusa.

A moção de censura apresentada pelo CDS–PP é a terceira apresentada no Parlamento nos últimos meses, na sequência das moções propostas pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda (BE). Francisco Louçã, dirigente do BE, manteve a tónica no aumento do preço dos combustíveis e levantou a questão dos passes sociais, que só verão os seus preços congelados em Lisboa e no Porto, como o Governo já tinha anunciado.

O primeiro-ministro José Sócrates, em resposta, alegou a falta de responsabilidade do Governo nas restantes cidades do país, por se tratarem de empresas sob a alçada das autarquias. No entanto, o primeiro-ministro mostrou disponibilidade para ajudar essas mesmas companhias. “Estamos dispostos a reforçar o apoio que já hoje damos, seja na renovação da frota, seja em mudanças para maior eficiência energética”, afirmou.