A Casa da Música apresentou, esta quinta-feira, a programação para o terceiro trimestre do ano, com destaque para vários eventos no âmbito da música do mundo.

Em Junho, o Festival Mestiço, de dia 26 a 29, apresenta-se como um dos pontos fortes da programação, que abre com a música dos Balcãs, de Boban Markovíc, e os ritmos latinos do alemão Señor Coconut.

Nos dois dias seguintes, o destaque vai ser outro, com o hip-hop brasileiro de Marcelo D2, no dia 27, e o reggae da Jamaica com os Toots & Maytals, no dia 28. O último dia vai ser dedicado à música africana com influências de blues, com Amadou & Mariam, um duo do Mali.

O concerto de São João, dia 23, é outro dos destaques do mês de Junho, pelo terceiro ano consecutivo. A noite começa com a Orquestra Nacional do Porto (ONP) e depois da meia-noite entram em palco os Irmãos Catita e os Rádio Macau.

Em Setembro decorre o HipoPorto, no dia 13, que terá a participação de vários nomes do hip-hop nacional, como Sam The Kid, Mind Da Gap e Dama Bete. A programação de Setembro conta ainda com o evento Novas Músicas, que se realiza pela última vez este ano, de 17 a 28, com um enfoque especial na música nórdica.

No dia 23, o compositor António Vitorino d’Almeida reserva um concerto de improvisação, evocando o célebre concerto de Keith Jarrett em 1975, em que este improvisou ao piano na Ópera de Colónia.

A Casa da Música oferece ainda, para um público mais novo, de 30 de Junho a 25 de Julho, o Férias com Música, um projecto em parceria com a Universidade Júnior para os alunos do 7º ao 11º ano de escolaridade. A iniciativa engloba diversos workshops, com conteúdos variados para quem quiser passar as férias a aprender música.

Melhoramentos em vista na Casa da Música

A Casa da Música irá sofrer algumas alterações de funcionalidade durante este ano, garantiu Dalila Rodrigues, directora de comunicação, marketing e desenvolvimento. A ideia é tornar o espaço mais confortável para que as pessoas lá permaneçam depois dos concertos. A praça também vai ser aumentada e remodelada, de forma a poder ter uma lotação de 2.500 pessoas.