O deputado socialista Fernando Jesus visitou o Bolhão esta segunda-feira onde procurou saber a opinião dos comerciantes sobre a actual situação do mercado.

Depois de falar com cerca de uma dezena de comerciantes, Fernando Jesus concluiu que o balanço foi importante para a elaboração do relatório a apresentar na Assembleia da República (AR). “Foi esclarecedor ouvir os comerciantes”, disse o deputado.

A maioria “manifestou muitas dúvidas” e são “unânimes” ao considerar que o projecto da empresa holandesa TramCroNe (TCN) “não defende os seus interesses”, acrescentou. Grande parte dos comerciantes não concorda com a passagem para o piso superior. Contudo, reconhecem que o mercado precisa de obras.

Zaida Silva, comerciante de 45 anos, defende um Bolhão “moderno”, mas não está de acordo com a criação dum centro comercial e de apartamentos. A manutenção do mercado tradicional e da traça original são defendidos pela maioria dos comerciantes com quem o deputado falou.

[Com o novo projecto] “Não temos hipótese de sobrevivência, porque o espaço é pequeno”, acrescentou Isabel Lima, florista. Sara Araújo, comerciante do Bolhão há 18 anos, salienta a necessidade de um “mercado restaurado e de trabalho”. A insegurança face à manutenção do espaço para todos os comerciantes foi um dos pontos críticos apontados ao deputado socialista.

A ausência de diálogo por parte da TramCroNe (TCN) com cada um dos comerciantes e a alegada falta de transparência da actual Associação de Comerciantes do Mercado do Bolhão (ACMB) foram outras das críticas apresentadas a Fernando Jesus.

Bolhão ao abandono

Interpelados pelo deputado socialista, os comerciantes sugeriram a construção de um parque de estacionamento e de uma loja do cidadão para atrair mais visitantes ao Bolhão.

Sérgio Modesto, um dos membros da comissão instaladora da nova associação e comerciante do exterior do Bolhão contou que em 2005, “pela calada da noite, vários homens de uma empresa” destruíram cornijas do Mercado do Bolhão. Na altura, a polícia foi chamada e tomou conta da ocorrência. Os homens disseram que estavam a manter a “segurança do edifício”, acrescentou.

Fernando Jesus vai reunir com o antigo presidente da Câmara do Porto Fernando Gomes, a 16 de Junho. Posteriormente, será agendada uma reunião com o actual Executivo.