A Câmara Municipal do Porto “será a primeira em Portugal e a quarta a nível mundial a produzir um relatório de sustentabilidade relativo ao desempenho da sua própria actividade enquanto organização”, anunciou o vice-presidente e vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Porto, Álvaro Castello-Branco, no âmbito de um seminário dedicado à discussão das alterações climáticas e sustentabilidade nas cidades, que teve lugar esta quinta-feira no Teatro Municipal Rivoli.

“A câmara está empenhadíssima na melhoria da qualidade de vida da sua cidade e, por isso mesmo, adoptámos o conceito de sustentabilidade na definição das nossas políticas e na implementação de acções que promovam as questões ambientais, sociais e económicas”, afirmou.

Nesse sentido, está nos planos da autarquia “instalar, até ao final de 2011, cerca de cinco mil metros quadrados de painéis solares térmicos nos bairros sociais e criar um observatório para assegurar a gestão dos recursos energéticos na perspectiva de contribuir para alcançar os objectivos de promoção do Porto como cidade sustentável”.

Câmara pretende reduzir CO2 na cidade

No seu discurso, o vereador fez ainda referência à Matriz Energética, elaborada e apresentada publicamente pela Agência de Energia do Porto. “Esta matriz faz o diagnóstico do estado da energia no nosso concelho e propõe um conjunto de medidas de política para a sustentabilidade”, explicou Castello-Branco.

Entre as medidas propostas pelo documento, o vereador ressalvou três que visam a redução da emissão de CO2 no Porto. “A primeira é o aumento da penetração das energias renováveis, nomeadamente da água, na cidade. A segunda é a diminuição da dependência dos combustíveis fósseis mais intensivos em dióxido de carbono com o favorecimento da introdução do gás natural e substituição da electricidade para a produção do calor. A terceira medida é a promoção da eficiência energética, em particular, nos usos da electricidade, forma de energia final fortemente dominante nos meios doméstico e de serviços”, referiu.

De acordo com o vereador, foram implementados na cidade bons exemplos em termos de impacto ambiental. “Há a redução dos combustíveis fósseis devido à abertura das novas linhas do metro do Porto e a utilização de gás natural em aproximadamente 50% da frota STCP, cujos resultados são já visíveis”.

O seminário inseriu-se na Semana da Energia e do Ambiente, a decorrer desde o dia 29 de Maio e que se vai estender até ao próximo sábado, dia 7 de Junho, terminando com a realização da oitava edição do passeio de “Ciclo turismo, Pedalar pelo Ambiente”, uma iniciativa simbólica que pretende incentivar ao uso da bicicleta no meio urbano.