O líder do partido Movimento para a Mudança Democrática (MDC, em inglês), Morgan Tsvangirai, foi detido esta quarta-feira de manhã enquanto fazia campanha no sudoeste do Zimbabué. A acusação foi a de ter discursado num comício em Saint Paul, alegadamente sem autorização para o fazer.

A viatura em que seguia o vencedor das eleições legislativas de 29 de Março foi interceptada num bloqueio policial a norte de Bulawayo, sendo depois levado para uma esquadra em Lupane, a sudoeste da capital Harare, onde ficou durante oito horas.

Em comunicado, a União Europeia exigiu a “imediata libertação” do líder do MDC, condenou a detenção e considerou que o sucedido só “irá aumentar os receios dos zimbabueanos e da comunidade internacional quanto às condições em que as eleições irão decorrer”.

Diplomatas detidos

A força policial zimbabueana deteve ainda, esta quinta-feira, diplomatas americanos e britânicos. Segundo o embaixador norte-americano, James McGee, em declarações à CNN, a polícia destruiu os pneus dos carros em que seguiam os diplomatas, depois de estes terem visitado alegadas vítimas de violência policial no decorrer da campanha para a segunda volta das eleições presidenciais.

A três semanas da segunda volta, que vai ter lugar a 27 de Junho, o embaixador James Mcgee acrescentou acreditar que as ordens dadas à polícia para deter os diplomatas vieram “directamente do topo”.