Um ano depois de ter entrado em obras, o Cine Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, está a três meses de ter cara nova. Para Setembro está programada a conclusão da obra, que vai abrir ao público em Novembro.

O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, visitou esta sexta-feira o Cine Teatro Constantino Nery para fazer o balanço das obras. A sala de espectáculos está a ser totalmente remodelada no interior, pelo que só a fachada se manteve intacta.

Segundo Guilherme Pinto, o objectivo da obra é “manter em permanência a imagem do que foi o Constantino Nery de outros tempos”. Os habitantes de Matosinhos começam “a reconhecer de novo a sua antiga casa”, disse. Um dos primeiros espaços de cultura da cidade de Matosinhos, que permitiu o primeiro contacto dos habitantes com o cinema e o teatro.

Criado em 1906

O Theatro Constantino Nery, criado em 1906, pelas mãos de Emidio José Ló Ferreira, atingiu o auge nos anos 50 e 60 com uma programação diversificada e regular. Mas a cidade do Porto começou a atrair o público para outras salas de espectáculos e o Constantino Nery foi perdendo popularidade. A década de 80 marca o total abandono e fecho do cine teatro. Em 2000, a Câmara de Matosinhos, compra-o por 360 mil euros. Quatro anos depois, Narciso de Miranda, então presidente da câmara, apresentou o projecto de remodelação do cine-teatro, avaliado em 2,5 milhões de euros e que estaria pronto em Junho de 2006. Contudo, as obras não avançaram e foi o actual presidente, Guilherme Pinto, que, com um projecto ligeiramente diferente, protagonizou o renascimento do Contantino Nery.

“No coração da cidade este é o espaço que Matosinhos precisa que lhe seja devolvido” acrescentou Guilherme Pinto. A juntar à vasta restauração existente na zona, a autarquia vai agora abrir uma sala de espectáculos para atrair mais visitantes.

Apesar do executivo de Guilherme Pinto ter feito algumas alterações ao projecto inicial (da responsabilidade da gestão de Narciso de Miranda), a obra continua a cargo do arquitecto Alexandre Alves da Costa. O novo cine-teatro vai constar à autarquia 5 milhões de euros (preço do terreno e empreitada incluídos) e é financiado em cerca de 30% pelo Estado.

Espaço polivalente para eventos diversificados

O Cine Teatro Constantino Nery vai ter à disposição dos visitantes “uma sala de espectáculos retráctil, com 240 lugares, que pode ser “encolhida” proporcionando espaço para, por exemplo, um salão de baile e refeições”, explicou Sérgio Fernandes, do gabinete de arquitectos responsável pelo projecto.

À disposição de quem for actuar vão estar camarins e uma sala de ensaios. O cine-teatro vai ter também uma sala de café-concertos e uma galeria. De acordo com uma programação específica vão ser exibidos filmes e peças de teatro.

A programação do Constantino Nery está a cargo de Luísa Pinto, directora artística, em parceria com Fernando Rocha, vereador da Cultura, Voluntariado e Juventude da câmara de Matosinhos.

“Quer-se uma programação bastante aliciante”, referiu o presidente da câmara de Matosinhos. “Uma explosão de actividades das mais diversificadas, com eventos inéditos que ganharão dimensão metropolitana”.

Tornar o edifício apelativo, quer pelo novo espaço, quer pela programação é o grande objectivo da obra, segundo Guilherme Pinto.

Para um futuro próximo a câmara vai apresentar a programação detalhada do novo Cine Teatro Constantino Nery. Mas o presidente da autarquia garantiu, desde já, a realização de acordos com a Cinemateca.