A quinta edição do Serralves em Festa, que este fim-de-semana ofereceu 40 horas de actividades culturais, foi visitada por 82.720 pessoas, o que perfaz um aumento de quase 4 mil pessoas relativamente a 2007.

O director do museu, João Fernandes, acredita que o aumento da afluência de público “é um comprovativo da validade de programação” que Serralves oferece. “Os públicos continuam a reconhecer a programação apresentada, que contribui para aproximar a arte contemporânea da cidade”, salientou ao JPN.

“Aproximar a arte da vida e integrar a vida na arte” é, para João Fernandes, um dos propósitos do Serralves em Festa. Um objectivo que, para o director, foi alcançado também com a projecção do jogo Portugal-Turquia com música improvisada ao vivo e comentários de Gabriel Alves. No entanto, não foi esta a actividade que contou com mais público, mas sim a noite de sábado no Prado, com o concerto dos britânicos Wire e DJ sets

No próximo ano, segundo um desejo manifestado à RTP pelo presidente da Fundação de Serralves, António Gomes de Pinho, o certame poderá ter uma presença em Lisboa. Ao JPN, João Fernandes não adiantou pormenores, salientando que é uma ideia que irá ser discutida e desenvolvida, mas que “ainda não é um objectivo” assumido por Serralves.