Num jogo vivo e dividido, em Genebra, Portugal foi mais forte e venceu, esta quarta-feira, a selecção checa, sobretudo devido à exibição conseguida na segunda parte. A selecção nacional assegurou a passagem aos quartos-de-final do Euro 2008, visto que Suíça perdeu por 2-1 frente à Turquia, resultado que permitiu a Portugal garantir o primeiro lugar do grupo A.

Deco abriu as contas e marcou aos oito minutos. Depois de uma jogada de insistência iniciada por Ronaldo, Deco empurrou a bola para o fundo da baliza no meio de alguma confusão que se instalou na área da República Checa.

Portugal teve alguma dificuldade em manter a posse de bola e construir jogadas de ataque após o golo e a República Checa não perdoou: aos 17 minutos, Sionko restabeleceu a igualdade. Após um canto, Sionko cabeceou e bateu Ricardo.

A exibição lusa acabou por ser marcada por alguma inconstância, face à forte pressão exercida pelos checos. Cristiano Ronaldo (o homem do jogo, segundo a UEFA) foi a principal vítima desta marcação cerrada, apenas conseguindo mais espaços na segunda parte.

Foi aos 63 minutos que Ronaldo teve o seu primeiro rasgo de génio, ao marcar o segundo golo da selecção e o primeiro da sua conta pessoal após um passe magistral de Deco. Ronaldo voltaria a brilhar já depois dos 90 minutos, ao dar o golo a Quaresma, que substituiu Simão e fechou as contas do jogo.